Pesquisa realizada pela Beyond Populism? Revisited (Além do populismo? Revisto, em tradução livre)” aponta que para 67% dos brasileiros a vida no país irá piorar. De acordo com a agência britânica, os brasileiros são os mais pessimistas dentre os 24 países consultados pela pesquisa. 

Os brasileiros também são muito mais pessimistas que a média global (44%).

Depois do Brasil, os mais pessimistas são os sul-africanos (64%) e os argentinos (58%). Mais otimistas são os chilenos, seguidos pelos alemães e canadenses.

O estudo também aponta que a maioria dos brasileiros também desconfia de partidos políticos e da Justiça, além de achar que as regras do jogo econômico favorecem os ricos.

Segundo os responsáveis, os dados sugerem que a onda "antissistema" no mundo - ou seja, a tendência observada em diversos países de rejeição do establishment político e econômico - pode estar diminuindo, embora ainda seja cedo para se ter certeza.

Efeito Jair Bolsonaro

Em entrevista à BBC News Brasil, Danilo Cersosimo, diretor da empresa de pesquisas Ipsos, disse que esse pessimismo pode explicar a chegada ao poder de Jair Bolsonaro, o candidato que melhor soube trabalhar o descontentamento dos brasileiros, apontado também em outros números da pesquisa.

  • 64% dos brasileiros concordam com a afirmação “políticos tradicionais e seus partidos não se importam com pessoas como eu”.
  • 81% dos brasileiros não confiam em partidos políticos.
  • 67% dos entrevistados brasileiros disseram “não confiar” ou “confiar pouco” no sistema de Justiça do país, incluindo os tribunais.
  • 67% também não confiam na mídia.

Portal CTB - Com informações das agências