Os estagiários brasileiros receberam, em média, R$ 948,35 de bolsa auxílio de janeiro a julho deste ano. O dado é de uma pesquisa realizada pela superintendência Nacional de Operações do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) divulgada nesta terça-feira (22).

O estudo do CIEE analisou as bolsas de estágio de 20 cursos superiores. Os estagiários de engenharia de produção são os com salários mais altos: a média é de R$ 1.288,98. Já os estudantes de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos recebem a menor bolsa, de R$ 777,70.

O estudante de engenharia civil Luiz Fernando Tavolari Jortieke está no quarto ano da faculdade e estagia na área há mais de um ano. "Com as condições de trabalho que eu tenho e até as coisas que eu faço. Acho que é bem satisfatório", diz.

Luiz utiliza a bolsa para gastos pessoais. "Eu costumo usar para comida, quando vou sair, para comprar coisas para mim como roupas, e itens para a faculdade", explica.

A estudante Verônica Teixeira Bordignom, de 20 anos, cursa Ciências Econômicas e está em seu primeiro estágio. Segundo ela, a variação salarial é grande em sua área. "Conheço pessoas que recebem o dobro do que ganho por hora, no mesmo semestre que estou, sendo o mesmo curso. Acho incompatível, independentemente da função em si, pois é o mesmo cargo 'estágiaria'", relata.

Porém, Verônica se diz satisfeita em relação à bagagem profissional que está adquirindo. "Estou aprendendo demais, adorando. Conhecendo sobre a complexidade do serviço público. Isso me agrega muito", assegura. "Amadureci demais depois que comecei a trabalhar. Vejo as coisas de uma forma diferente."

Verônica já tem destino certo para a bolsa. "Pretendo juntar aplicando o dinheiro para conquistar minha independência financeira, que é o que sempre quis", completa.

A estudante do quarto ano de psicologia Helen Narumi Yoshida, de 24 anos, está há oito meses em seu primeiro estágio e se diz satisfeita com a bolsa que recebe. "Como estou em uma multinacional, minha bolsa é um valor satisfatório. Antes disso, sempre trabalhei como CLT. Trabalhava 8h/dia e recebia praticamente o mesmo valor por conta dos descontos em folha. Então, colocando na balança, trabalhar 6h e ganhar quase o mesmo valor de um CLT, pra mim, é bem vantajoso e satisfatório", explica.

Helen diz que a experiência profissional que está adquirindo é um diferencial. "O meu estágio está sendo maravilhoso em todos os sentidos, principalmente na questão do meu aprendizado. Nesses oito meses, sinto que já sou outra profissional", diz. "Estou praticando muito mais meu inglês, aprendendo tudo o que acontece na minha área (Talent Acquisition), entendendo melhor a parte processual de uma companhia e, além disso, tenho autonomia e nível de exposição absurdo aqui dentro."

A empresa de Helen oferece um plano de carreira, o que ajuda a estimulá-la. "O objetivo do programa é que, ao final do contrato de dois anos, eu esteja apta a assumir uma posição de Recrutadora, Analista Jr. de Talent Acquisition. Continuando nesse ritmo, sinto que estarei muito mais do que preparada."

Helen diz ainda que, com a bolsa, comprou uma moto para se locomover. "Hoje, tenho algumas despesas fixas. Como ando de moto, ainda estou pagando a minha. Também pago paricialmente a faculdade porque sou aluna FIES. Por isso, apesar de ser um valor satisfatório, ainda não consigo guardar ou investir por conta dos meus gastos mesmo", conclui.

Segundo o estudo, o valor varia de acordo com a região em que o estudante estagia. Um estagiário de Ciências Econômicas chega a receber R$ 1.829,52 na Grande São Paulo.

Os estagiários de Serviço Social em Manaus, no entanto, recebem, em média, R$ 608.

Veja o ranking com o valor das bolsas de cada um dos cursos:

1) Engenharia de Produção — R$ 1.288,98
2) Ciências Econômicas — R$ 1.193,28