Aconteceu em Brasília, a 1ª Marcha das Mulheres Negras - Contra o Racismo, a Violência e Pelo Bem Viver, ocorrida nesta quarta-feira (18), em Brasília. A mobilização, organizada por entidades do movimento negro, teve a presença de boa parte da direção da CTB e centenas de militantes cetebistas.
Participaram o vice-presidente da CTB, Joilson Antônio Cardoso, o Secretário do Serviço Público e dos Trabalhadores Públicos, João Paulo Ribeiro, as secretárias de Igualdade Racial, da nacional e do DF, Mônica Custódio e Marilene Rodrigues, as secretrárias de Mulheres do Rio de Janeiro e Bahia, Kátia Branco e Marilene Betros, entre outros dirigentes estaduais e do Distrito Federal, como por exemplo, Gicelia Bitencourt Oliveira, diretora do Sindicato dos Marceneiros de São Paulo e secretária da CTB estadual.
Desde que foi criada, a CTB incluiu a pauta de igualdade racial entre as principais bandeiras de luta da central. Atualmente a entidade conta com 22 secretarias de Promoção da Igualdade Racial nos estados. Para a CTB, o racismo institucional, que dificulta o acesso de trabalhadores negros nos cargo executivos e de gerência das empresas e organizações públicas, deve ser fortemente combatido pelo movimento sindical. A central que mais cresce no Brasil tem fomentado o desenvolvimento de políticas públicas e lutado pela causa da população negra no campo político, econômico e social.
“Queremos a inserção das mulheres negras no mercado de trabalho, não atrás dos balcões e sim em cargos administrativos”, declarou Kátia Branco.
A mobilização de hoje reuniu mais de 10 mil mulheres, entre elas, autoridades e lideranças nacionais e internacionais do movimento negro, como a representante da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka.
Manifestantes pró-impeachment e regime militar, acampados em frente ao Congresso, tentaram tumultuar a Marcha com ataques racistas e de violência. Um policial civil do Maranhão, integrante do grupo acampado, disparou três tiros para o alto e acabou detido pela Polícia Militar. O homem teve um revólver calibre 38 apreendido.
Portal CTB
Foto: Valcir Araújo