meirellesOs brasileiros deverão se preparar para trabalhar por muito mais tempo antes de pedir a aposentadoria. O atual ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, esclareceu que pretende  uma idade mínima para pedir o benefício, sejam para homens ou mulheres, aos 65 anos. Hoje, os brasileiros se aposentam, em média, aos 57 anos, contra 64 dos europeus.

O ministro disse que o sistema previdenciário brasileiro não é sustentável, e segundo ele, há o risco de pessoas que estão hoje no mercado de trabalho não conseguirem se aposentar futuramente. Em entrevista ao SBT, Meirelles afirma:

“O mais importante é assegurar o benefício no futuro dos brasileiros. Não haverá como cumprir os compromissos, porque não poderão ser financiados. Despesa pública é sempre paga pela população. E o sistema previdenciário também”, disse ele, acrescentando: “Temos que criar uma Previdência que garanta a aposentadoria para todos os que têm direito”.

Sobre estabelecer a mesma idade mínima para a aposentadoria de homens e mulheres, Meirelles se baseia no que acontece no exterior.

“Isso aí nós estamos estudando ainda. Mas a maior parte dos países está caminhando para isso”, declarou.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, a expectativa de vida aumento cinco anos, nos últimos 15 anos. No Brasil, a expectativa é de 75,3 anos.