Enquanto os meios de comunicação e o governo federal comemoram a inflação baixa registrada pelo IPCA, os combustíveis seguem aumentando todo mês.

Os preços da gasolina e do diesel - comercializados nas refinarias – subiram hoje (12) 1,4% e 0,7% respectivamente, de acordo com informação da Petrobras.

O preço final ao consumidor, nas bombas, dependerá de cada empresa revendedora e dos próprios postos de combustíveis. A gasolina subiu 25% de julho para cá, sendo que a mais cara do país é a do Acre: R$ 4,80 por litro, em média.

Depois vêm o Rio e Goiás. A gasolina mais barata é no Maranhão. O preço médio cobrado no Brasil é R$ 4,15 por litro. Mas, no Rio de Janeiro, em vários postos, o preço da gasolina comum já passou dos R$ 5 o litro.

De 3 de julho a 28 de dezembro, a gasolina teve 115 reajustes. Um dos fatores que contribuíram foi a elevação dos impostos: a alíquota de PIS e Cofins mais que dobrou.

Fonte: Portal CTB com informações do G1